05 maio 2006

CONCURSO ATENEU VILAFRANQUENSE

Como não nos foi possível tirar fotos no interior do Ateneu, nem filmar a nossa e as outras actuações (vamos que depois as classificações não correspondiam às actuações...) temos que continuar a apresentar fotos dos ensaios de preparação para este evento.






Depois de muitos esforços, os responsáveis desse Concurso responderam-nos ao nosso pedido de divulgação da classificação final de todas as Bandas com o seguinte texto, transcrito tal e qual nos chegou:

"Informo que a classificação só existe até ao 3º classificado sendo o resto participantes sem classificação. Na tauromaquia existe apenas o 1º Classificado.

As classificações públicas e completas são:

CATEGORIA 1

1 - Soc. Imparcial 15 de Janeiro de 1898 - Alcochete
2 - Banda de Música de Zamora
3 - Banda Marcial de Fermentelos

CATEGORIA 2

1 - Banda da Sociedade Filarmónica União Arrentelense
2 - Sociedade Filarmonica Harmonia Regenguense
3 - Sociedade Filarmonica Maceirense

CATEGORIA 3

1 - Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense
2 - Banda da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre
3 - Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense

CATEGORIA TAUROMAQUIA

Vencedor: Soc. Imparcial 15 de Janeiro de 1898 - Alcochete


Ficamos assim a saber que pertencemos ao resto, ou seja, fomos simplesmente participantes sem classificação... Belo!!!

O BNOB sugere, em próximos concursos, a utilização do método "olhos vendados", através do qual o jurí se pronunciaria apenas por aquilo que ouviria, sem conhecer de antemão que banda estava a tocar. Gostava de ver se os resultados se mantinham...

Sugere-se ainda a divulgação dos resultados COMPLETOS dos concursos e não apenas dos 3 primeiros classificados. É que assim, do quarto ao último classificado fica tudo equiparado, independentemente do nível apresentado, da prestação no concurso, etc...

Concluindo, o que nos interessa é a boa prestação que desenvolvemos, a experiência que adquirimos e o charme que mais uma vez distribuimos, levantando ainda mais alto o bom nome da Banda Filarmónica Simão da Veiga da Casa do Povo de Lavre

O BNOB felicita todos os Músicos (e também os Percussionistas), Maestro, Direcção e demais amigos da Banda pelo excelente desempenho!

6 Comments:

Anonymous Besnica said...

Parabéns à nossa Banda...grande espectáculo!! E mais não interessa.

5/08/2006 09:01:00 da tarde  
Anonymous bruneco said...

anto

5/29/2006 04:42:00 da manhã  
Anonymous Joao said...

quantos pontos tiveram?

6/13/2006 01:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ai ai tanta imbeja

12/22/2006 12:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Prezado "Zé Moenga",

Não vou dizer que as classificações não importam, mesmo tratando-se de bandas amadoras, pois isso seria um falso moralismo. Se não importassem não tínhamos chamado "concurso" ao evento.

Noto no seu comentário inicial algum inconformismo perante os resultados.
Nunca poderemos, claro está, afirmar categoricamente que o júri é absolutamente imparcial em todas as ocasiões, pois não estamos dentro da cabeça dos senhores! Esse foi, no entanto, o princípio que orientou toda a organização do concurso, patente no próprio facto de os membros do júri serem estrangeiros, à axcepção do maestro Délio Gonçalves, como é óbvio, pois foi o próprio o grande "idiota" e impulsionador da iniciativa.

Para além disso, garanto-lhe, enquanto executante da banda do Ateneu e colaborante na logística do concurso, que o Ateneu é, de facto, e como o senhor, que também anda nesta guerra, tem noção, uma colectividade com encargos tremendos, que sempre necessitou de apoios daqui e dali (e mais viessem, não é?). É claro que dependemos de terceiros em muitos aspectos, seria injusto não o reconhecer.

No entanto, já no que diz respeito às classificações e no aspecto que refere, creio que há alguma má fé da sua parte, pelo menos na leitura que faço do seu post. o Ateneu e a sua direcção artística e administrativa são, nessa matéria, meu caro amigo, absolutamente independentes!

Senão, far-lhe-ia a maldade de lhe pedir que concretizasse as suas afirmações e referisse quem foi beneficiado, porque motivos, por quem exactamente e em que ponto do processo... mas não o vou fazer.

Tem razão o senhor quanto à classificação dos restantes participantes não premiados. É importante para cada banda e faz todo o sentido! Lamento desde já que não o tenhamos feito. Fica como aresta a limar para a próxima edição.

Quanto às fotos, filme e gravação, também não foram autorizadas por nenhum motivo obscuro. Tanto quanto sei, irão ser editadas para venda ao público (e possivelmente oferecidas aos participantes), que isto a malta também tem que facturar umas coroas, nao é? Não pode ser só despesa. E não pense que, mesmo com os bilhetes pagos, ficou a sobrar... que ele houve luz, água, electricidade, e mais uma carga de trabalhos!

Saudações cordiais e esperamos contar convosco para a próxima.

Rogério Silva
Banda do Ateneu A. Vilafranquense

1/08/2007 05:07:00 da tarde  
Blogger Zé_Moenga said...

Caríssimo Rogério,

esse é realmente o espírito que se pretende do pessoal que organiza estes eventos: imparcialidade e capacidade para admitir erros. Parece que este BLOG tem aqui o seu primeiro momento alto (até que enfim!) se se verificar que, devido a um post nosso, nos futuros concursos do Ateneu já haverá classificação para todas as Bandas.

Se todo o pessoal da organização do Ateneu tiver a mesma abertura de espírito e imparcialidade, estou certo que só poderão melhorar no futuro e tornar este concurso num evento com ainda mais prestígio.

Já o pessoal que faz blog's NÃO OFICIAIS, como eu, dedicando parte do seu precioso tempo esquecidos na penumbra a pesquisar, editar e postar na blogosfera sem pedir nada em troca, tem o direito, quase o dever, de ser parcial, pelo que vou continuar a pensar que a nossa era a melhor Banda presente no concurso.

Quase que lhe fazia também uma maldade... garantindo que estaria na disposição de mudar ligeiramente de opinião no caso de ver, no tal DVD editado por vós, que a prestação das Bandas vencedoras foi muito superior à nossa.

Para isso, era só mandar o dito DVD de forma rápida e GRATUITA aqui para o Zé Moenga, que eu prometo que lhe dedicaria a melhor atenção.

Grato pela atenção dedicada à leitura deste meu hobby, despeço-me com amizade.

Zé Moenga

2/01/2007 09:39:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home